12 de junho de 2012

Você não precisa de um namorado.



Já aconteceu com você, comigo, com a sua mãe, sua vizinha, sua professora, e até com a sua arqui-inimiga. No meio de uma crise de "ninguém me entede", naquela semana que você briga até com os móveis, ou então até mesmo naquela época que você estava impossível de controlar se é que você me entende, alguém disse aquela frase, que é o terror de algumas, o dilema de outras e pra mim, já se tornou frase padrão pra qualquer coisa de errado (ou não) que eu faça; desde quando eu quero ir à um show por semana, até quando esqueço a toalha molhada em cima da cama: "Você precisa arranjar um namorado!".


Ouvir essa frase, quando você tem seus 16 ou 17 anos, parece surreal, porque nós (ou a grande maioria) nascemos e vivemos sob aquele velho discurso dos nossos pais, avós e todos os parentes: "Você é muito nova pra namorar. Você precisa estudar!" O grande problema é quando isso vira assunto de todos os dias, todas as festas, de manhã, de tarde, de noite e ouso dizer que até dormindo, as pessoas sonhem com isso. Mas quando eu digo as pessoas, não falo das garotas "que precisam de um namorado" e sim das pessoas que acham que elas precisam.

Muitas vezes esse fator pesa na vida e no curriculum de várias garotas, principalmente quando o temido ou amado Dia dos Namorados (que inclusive é hoje) chega. Várias fotos de casais, presentes, chocolates, corações, frases apaixonadas e músicas românticas espalhadas pelas redes sociais e no "mundo real" vários casais indo ao cinema ou pra aquele restaurante romântico. Então, você olha pros lados e percebe que precisa cortar os pulsos, certo? Errado. Erradíssimo!

O erro começa desde o primeiro minuto e eu vou explicar os porquês. Começando pela análise da frase: "Você precisa arranjar um namorado."

1) O erro começa no verbo. Não que ninguém não precise de ninguém, mas o problema está em precisar arranjar. Precisar de uma pessoa que você tem e que você ama, é normal. Precisar procurar uma pessoa pra você ter e amar, pra mim, é loucura.

2) Namorado na minha humilde opinião é o ser que não simplesmente te beija, anda de mãos dadas, sai com você e muda status de relacionamento no Facebook. Namorado é o primeiro estágio de marido (no máximo de exagero que me cabe) e marido, é o segundo homem que a mulher mais ama no mundo. Logo, namorado não se arranja, se conquista, e a conquista, é um processo relativo. Há pessoas que se entregam pra conquista e em um mês, você "já a conhece" e dependendo do nível disso, você já sente o que pode acontecer. Já outras são misteriosas, mexem uma peça de cada vez e é preciso paciência pra juntar todas e terminar o quebra-cabeça..


3) "Um namorado" Mulher nenhuma que se preze precisa de "um" namorado. Esse "um" não soa como numeral e sim como um artigo indefinido, como se fosse preciso de "um cara qualquer" e eu sinceramente acredito que quando se trata de relacionamento, deveria ser regra de ortografia, usar artigo definido. Resumindo: Tem que ser "o" namorado. "O cara".

4) O problema é quando a frase faz efeito. Você arranja um namorado, nos primeiros dias você gosta, faz questão de dizer pra sua família inteira (ou não) e duas semanas depois você descobre que o cara é um completo idiota, infantil e desnecessário. Ou seja, você só perdeu seu tempo e agora tem mais um problema: sua família acha que você não é capaz de ficar um mês com alguém. Resumindo: vão achar que o único homem que te aguenta, é seu pai.

5) Saindo da análise sobre relacionamento e partindo pra uma coisa mais singular, o último e particularmente, o principal erro da frase, é simplesmente ela ser dita. As pessoas precisam começar a entender que nem todos os problemas de uma mulher, são ligados ao homem. Ok, 97% são, mas existem esses 3% e que você nunca sabe quando eles estão em jogo. Estudos estressam, trabalho estressa, família estressa e até amigos estressam. Mau humor nem sempre é falta de amor, é só falta de paciência pra lidar com o mundo e com as pessoas extremamente complicadas que nele habitam. Chorar com um filme romântico não significa que você esteja desesperada querendo alguém, pelo contrário, isso mostra que você é capaz de enxergar o verdadeiro significado de algo, mesmo isso não estando presente na sua vida. Não se peocupar pela falta de um namorado, não significa que você está fingindo que não se impota, mas realmente talvez essa não seja a sua prioridade. Afinal, nada contra quem vive em função do amor, desde que seja o amor-próprio.

A verdade é que existem mais 345 motivos pra você não surtar pela falta de um amor, portanto, se você está solteira e está lendo isso, não se desespere e se conforme, porque você vai continuar ouvindo essa frase até que você consiga um. Enquanto isso, viva a sua vida, se ame em primeiro lugar e incondicionalmente, porque se você não se amar, você não amará mais ninguém e tampouco permitirá que alguém saiba te amar também. Tenha em mente que você precisa ser e se fazer feliz, se realizar, estar satisfeita consigo mesma e não somente depender de que alguém faça. E quando alguém disser que você definitivamente precisa arranjar um namorado, você compra um gato persa de presente. Afinal, enquanto uns precisam de um namorado, outros precisam cuidar da vida alheia. Já que o gato tem 7, então que seja a dele!

Moral da história: "Não procure alguém que te complete. Complete a si mesmo e procure alguém que te transborde."